Plano de Ação Municipal de vacinação

PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

SELBACH, 29 JANEIRO 2021

1. OBJETIVO DA VACINAÇÃO

Redução da morbimortalidade causada pelo novo coronavírus, bem como a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde e a manutenção do funcionamento dos serviços essenciais.

2.1. Objetivos Específicos

❖ Vacinar os grupos de maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos;

❖ Vacinar trabalhadores da saúde para manutenção dos serviços de saúde e capacidade de atendimento à população;

❖ Vacinar os indivíduos com maior risco de infecção;

❖ Vacinar os trabalhadores dos serviços essenciais.

2. CRONOGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS

❖ Sinovac/Butantan (frasco unidose): as UF serão contempladas com as duas doses (D1 e D2) simultaneamente por pessoa a vacinar. O intervalo considerado para essa vacina é de 2 a 4 semanas.

❖ As vacinas necessárias para a segunda dose estão, armazenadas nas centrais estaduais.

A vacina Sinovac/Butantan está disponibilizada em cartuchos de 40 frascos com 1 dose, 40 doses por cartucho

A vacina Covishield Oxford/AstraZeneca também é disponibilizada em frascos multidoses com 10 doses, com esquema vacinal de 2 doses com intervalo de 12 semanas entre elas. Neste primeiro momento está sendo disponibilizado aos Estados a D1. Ao município de Selbach, foi disponibilizada a D1.

Após abertos, os frascos podem permanecer sob refrigeração por até 6 horas (CoviShield Oxford/AstraZeneca)). Ao final do expediente e considerando a necessidade de otimizar doses ainda disponíveis em frascos abertos, deve-se direcionar o uso da vacina para pessoas contempladas em alguns dos grupos priorizados.

1.       Quanto à vacinação em Grupos Especiais:

Para pacientes oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos – embora estas populações não façam parte do grupo avaliado nas pesquisas clínicas dos imunizantes, devido à tecnologia utilizada é improvável que sejam mais suscetíveis à eventos adversos. De toda forma, a vacinação deverá ocorrer sob prescrição médica, após avaliação de risco benefício pelo médico assistente e paciente. Pacientes com doenças reumáticas devem ser vacinados estando com a doença controlada ou em remissão e a decisão sobre a vacinação deve ser também individualizada.

1.       Quanto à inaptidão para doação de sangue pós vacinação:

Por se tratar de vacina de vírus inativado, após a vacinação com a vacina Coronavac o indivíduo deve aguardar 48h após cada dose antes de realizar doação de sangue.

Para a vacina de Oxford/AstraZeneca deve-se aguardar um período de 7 dias após cada dose.

TRABALHADORES DE SAUDE DO MUNICIPIO DE SELBACH: 138 (estimativa)

ILP (Instituição de longa permanência): 15 institucionalizados

A campanha iniciou dia 20 de janeiro/2021 com a vacina da Coronavac, em idosos institucionalizados em Instituições de Longa Permanência e em profissionais de Saúde da Linha de frente ao combate ao Covid.

Em 26 de janeiro o município recebeu o segundo lote de vacinas, com a vacina da Covishield Oxford/ AstraZeneca, seguindo a vacinação em profissionais de saúde e trabalhadores de serviços de saúde

Vacina

1ª dose

2ª dose

Público alvo

Quantidade de doses recebidas

CORONAVAC

A partir de 20/01

A partir de 03/02

Profissionais de saúde e ILP

COVISHIELD OXFORD/ASTRAZENECA

A partir de 26/01

A partir de 20/04

Profissionais de saúde

Pfizer

Janssen

Seguimos as orientações do Ministério da Saúde, do plano Nacional de Imunizações, conforme houverem alterações e novas orientações, estas serão seguidas e cumpridas e serão acrescentadas neste plano.

Conforme consta no plano Nacional de Imunizações;

Ministério da Saúde reitera que, à medida em que o laboratório disponibilizar novos lotes de vacina, o Programa Nacional de Imunizações irá dispor de novas grades de distribuição e cronogramas de vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Considerando os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para a aplicação de excepcionalidades a requisitos específicos de rotulagem e bulas de medicamentos, em virtude da emergência de saúde pública internacional decorrente do novo Coronavírus, previstos na Resolução 14 da Diretoria Colegiada RDC n°400 de 21 de julho 2020, a bula da vacina Sinovac/Butatan traduzida será disponibilizada por meio do site do Instituto Butantan, disponível em vacinacovid.butantan.gov.br e do site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br.

5.1. Disponibilidade de seringas e agulhas a serem utilizadas na estratégia de vacinação O Ministério da Saúde irá apoiar os Estados e Municípios com o envio de seringas e agulhas para a realização dessa ação de imunização, devido ao momento de pandemia. Para o início da campanha, está disponível para distribuição, ainda em janeiro, o quantitativo de 15 milhões de seringas e agulhas aos Estados. A prioridade na distribuição será daqueles entes que estejam com baixo nível de estoque desses insumos, uma vez que o fornecimento ao Ministério será realizado de forma gradual.

FONTE: Informe Técnico/Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19/Brasília, 19/01/2021