SELBACHFEST - Participe da Ciranda Literária, primeiro concurso de contos do município de Selbach

18/agosto/2014

1º CONCURSO DE CONTOS DO MUNICÍPIO DE SELBACH

Tema: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE SELBACH

O que é um conto?

O conto é uma narrativa breve em prosa (ou seja, uma narrativa curta) ainda que contenha os mesmos componentes do romance (narrativa longa). Entre suas principais características estão: a concisão (ou seja, expor ideias com poucas palavras), a precisão (rapidez e acerto), a densidade (a quantidade de informações), a unidade de efeito ou impressão total - o conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade.

O conto surgiu através da oralidade. Não é possível precisar o seu início: o conto se origina num tempo em que nem sequer existia a escrita; as histórias eram narradas oralmente ao redor das fogueiras das habitações dos povos primitivos – geralmente à noite. Por isso o suspense, o fantástico, que o caracterizou originalmente. E eram contadas e passadas de boca a boca.

Hoje, o conto se divide em vários tipos:

"Quem conta um conto, aumenta um ponto"

FINALIDADE:

O Concurso “Histórias e Memórias de Selbach” tem por finalidade estimular a produção literária e incentivar a cultura, como também, estimular a busca e a memória dos munícipes acerca de SELBACH.

PARTICIPAÇÃO:

O concurso destina-se a todos os alunos do Ensino Fundamental do município de Selbach das turmas de 6º, 7º, 8º, 9º anos e 8ª série; Ensino Médio e comunidade em geral. Cada participante deverá participar somente com um conto.

CRONOGRAMA:

REGULAMENTO DO CONCURSO:

1. Podem ser apresentados quaisquer tipos de contos, desde que se o conto aborde a temática “Histórias e Memórias de Selbach”, podendo ser ficção ou baseado em fatos reais, lembrando que serão desclassificados os contos que possam ferir a integridade moral do município ou de seu povo ou que tenham indícios de plágio.

1. Os interessados poderão participar somente em uma categoria:

1. Os contos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação e Cultura das oito horas às dezessete horas do dia quinze de Setembro. Não serão recebidos contos no dia seguinte a essa data.

1. O conto deverá ser apresentado em uma cópia redigida em folha A4, corpo 12, fonte Arial e espaço 1,5 entre linhas. Com no mínimo de uma folha e máximo de três. A folha do conto não deverá ter identificação.

1. O conto deverá ser entregue dentro de um envelope, no interior deste deverá conter o conto e um outro envelope menor (fechado), contendo em seu interior uma folha na qual constará: o título do conto, pseudônimo e nome completo do autor; seu endereço, telefone e a série ou o grau de instrução. No entanto, na parte externa desse pequeno envelope, deverão constar apenas o pseudônimo do autor e o título do conto a ser inscrito no concurso.

1. A Comissão Julgadora será composta por cinco ou sete membros de reconhecido nível intelectual e acadêmico, sendo sua decisão soberana e irrecorrível; o número de integrantes dessa comissão depende do número de inscritos no evento.

PREMIAÇÃO:

Os vencedores ganharão um livro (de acordo com a categoria), troféu da Selbachfest e terão seus contos divulgados.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

1. Ao inscrever-se para participar deste concurso cultural, nos termos deste regulamento, o participante estará automaticamente autorizando, desde já e de pleno direito, a publicação de tais contos, por tempo indeterminado.
  2. A divulgação dos contos vencedores será somente no domingo, dia vinte e um, no palco principal da Selbachfest, às nove horas e trinta minutos.