Selbach que foi destaque no Coprel Ecologia recebe hoje as mudas de árvores nativas

12/agosto/2014

Nesta última sexta-feira (08), a vice-prefeita Stelamaris Gobbi e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, Claudir Matias Koling, estiveram participando do lançamento oficial da edição de 2014 do projeto Coprel Ecologia.

No evento realizado na sede da Coprel em Ibirubá, o município de Selbach recebeu premiação de destaque por ser uma das cinco prefeituras que melhor atenderam aos critérios de boas práticas no plantio, levando em consideração critérios como o índice de sobrevivência das mudas, época certa do plantio, escolha da área para reflorestamento, controle de formigas, estaqueamento, adubação das mudas. Como prêmio, cada prefeitura recebeu um computador completo, que será destinado para as atividades do departamento de meio ambiente.

O projeto Coprel Ecologia, que tem como objetivo auxiliar agricultores a recuperarem áreas de preservação permanente das propriedades, distribui mudas de árvores nativas com estacas, e fiscaliza o plantio e desenvolvimento das árvores, incentivando municípios e produtores a cuidarem da plantação para evitar a morte das mudas. Este ano serão distribuídas 55.500 mudas de árvores nativas de ocorrência regional, com o mesmo número de estacas de madeira, para o estaqueamento ser feito já no momento do plantio. As prefeituras são parceiras do projeto, pois auxiliam encaminhamento das mudas para os agricultores, nas orientações técnicas e fiscalização do plantio.

Nesta manhã (12), cerca de quatro mil mudas doadas pelo programa foram entregues na Secretaria de Obras de Selbach. Entre as espécies disponibilizadas estão erva-mate, araçá, pitangueira, ingá, chal-chal, sete capotes, cedro, canafístula e pinheiro brasileiro.

Os agricultores que já realizaram o pedido das mudas nativas devem passar no Departamento de Meio Ambiente da prefeitura para pegar a ordem de retirada. Demais interessados em participar do programa também podem comparecer na prefeitura para realizar o cadastro. Mais informações pelo telefone (54) 3387-1122, ramal 210, com Marcos.