Semana de Formação Continuada para os Professores

07/agosto/2014

A Secretaria Municipal de Educação de Selbach mais uma vez oportunizou aos educadores momentos de atualização e aperfeiçoamento. No último dia 30 de julho, a Secretária de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo Hildegard Bock Muller, iniciou as atividades na manhã ressaltando o tema “Educação Infantil”, escolhido este ano para ser o foco da Semana de Formação Continuada dos Professores.

Hildegard, destacou que a Educação Infantil é a base da educação, e que o investimento em cursos serão revertidos em qualidade no ensino, “Os conhecimentos adquiridos podem e devem ser aplicados na prática, lembrando que todos os profissionais da educação tem que estar comprometidos com a proposta político pedagógica da escola”. As atividades continuaram no turno da tarde, onde a professora Eloísa de Ávila Pauletto, da Ulbra ministrou mais uma formação do Programa “A União Faz a Vida”.

Na quarta-feira (31), foi o dia de aprender novas técnicas e trocar experiências com Julinéia Fochesatto, proprietária da Companhia Teatral Art’Manhas, da cidade de Nova Prata. Durante a manhã Julcinéia abordou o tema Estratégias de Comunicação, onde falou sobre o convívio entre as gerações, canais de aprendizagem, postura frente diversas situações, entre outros assuntos. Durante a tarde, os professores aprenderam e relembraram várias formas e técnicas para realizar a contação de história em sala de aula, como o teatro de sombras com títeres, dado de imagem, boliche, entre outros. Todos os professores confeccionaram os materiais por escola para serem utilizados no dia-a-dia.

Para a Coordenadora da Escola Aníbal Magni, Ida Gatterman, todo o aprendizado foi válido e de fácil aplicação em sala de aula, segundo ela, durante o encontro foi possível perceber que com materiais simples é possível ensinar de forma muita mais agradável tanto para o professor quanto para o aluno.