Semana Mundial da Amamentação

06/agosto/2014

Encerra amanhã a Semana Mundial de Amamentação, que este ano tem com o tema “Uma vitória para a vida”. Em Selbach, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde, é divulgar as benfeitorias do aleitamento materno e incentivar a pratica da amamentação. As ações são desenvolvidas, junto aos grupos de gestantes, puericultura e acompanhamento pós-parto. A data é considerada importante para divulgação e promoção do aleitamento materno.

A amamentação é de extrema importância, pois o leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidos todas as proteínas, vitaminas e gorduras necessárias para o completo e correto desenvolvimento, diminuindo também as chances de contrair doenças. Além disso, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e bebê. É por isso, que a amamentação é um dos primeiros direitos da criança.

A dúvida de muitas mães ainda é se o leite delas é fraco. É importante destacar que não existe leite fraco e que cada mãe produz o leite ideal para seu bebê. Com a amamentação, o bebe terá uma digestão mais fácil, porque o leite materno é melhor absorvido e tolerado pelo organismo da criança, diminuindo as cólicas. Além de beneficiar o bebê, a amamentação também beneficia a mãe, pois, através desse ato, a mãe se sente mais segura, menos ansiosa e o útero volta ao tamanho normal mais rapidamente.

“AMAMENTAR E UM ATO NATURAL E UM GESTO DE CARINHO E AMOR”.