PIM de Selbach tem foto premiada

06/novembro/2019

PIM de Selbach tem foto premiada

A visitadora do Programa Primeira Infância Melhor – PIM de Selbach, teve sua foto selecionada na 9 Edição do Prêmio Salvador Célia, Fotografia: um olhar sobre a Primeira Infância, dentre os municípios da 9° Coordenadoria Regional da Saúde.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Ações em Saúde (DAS), por intermédio das coordenações da Atenção Básica e Primeira Infância Melhor (PIM) / Programa Criança Feliz (PCF), promove a 9ª Edição do Prêmio Salvador Celia – uma iniciativa voltada à valorização das boas práticas de Visitadores do PIM/PCF e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Estratégia de Saúde da Família (ESF) junto às famílias e comunidades atendidas.

Este prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

A foto deveria ser inscrita conforme critérios definidos em edital próprio, acompanhada de um texto que foi elaborado pela GTM Marcia Kurz, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e revisado pela GTM Ida Gatermann da Secretaria Municipal de Educação.

A premiação corresponde a entrega de troféu e certificado a visitadora e a equipe técnica do Programa PIM municipal, no dia 25 de novembro em Porto Alegre, quando da realização do XIII Seminário Internacional da Primeira Infância, além de estar concorrendo entre os demais finalistas de outras regiões, a uma viagem cujo destino sera definido pela Coordenação Estadual do Primeira Infância Melhor – PIM entre programas de visitação domiciliar de prática exitosa no Brasil.

Texto

Musicalidade: unindo gerações e emoções

A musicalidade tem em si a junção de notas musicais, somadas a vários estilos e ritmos. Tem a força de sensibilizar e oportunizar o encontro inter-racial e de intergerações nas famílias, desde cantigas de ninar e rodas, além de desenvolver nas crianças a concentração, coordenação motora, sociabilização, acuidade auditiva, respeito a si próprio e aos demais, raciocínio, confiabilidade, segurança e autoestima, dentre outras qualidades que colaboram na formação do individuo. Família composta pelos pais, avós e bisavós, orientados pela visitadora cantaram com a criança cantigas antigas e atuais.