Palestra encerra as programações do Novembro Azul em Selbach

29/novembro/2018

Palestra encerra as programações do Novembro Azul em Selbach

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Selbach promoveu na última quarta-feira (28), uma importante palestra, inserida na programação da campanha Novembro Azul, com o médico Dr. Rosalino Guareschi. O evento aconteceu na Cozinha do Salão Paroquial e contou com a presença de um grande público.

O médico abordou os cuidados com a saúde do homem, desde a sua infância até a fase adulta. Também falou da importância da saúde cardiovascular, ou seja, do coração, pois problemas de coração estão entre as principais causas de morte nos homens, e falou especificamente sobre cada um dos fatores relacionados aos problemas cardíacos como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo, estresse, colesterol elevado e tabagismo, além de o que fazer para evitar estes fatores.

Depois, o médico falou sobre o câncer de próstata, tema da campanha do novembro azul, seus fatores de risco, a importância do diagnóstico precoce e quais exames devem realizados.

Rosalino fez questão de destacar que hábitos de vida saudáveis ajudam a prevenir doenças em geral, “Portanto, é fundamental que o diagnóstico seja descoberto precocemente para que a doença seja tratada logo no início, quando as chances de cura são de 90%”.

Ao final, Dr. Rosalino também respondeu as perguntas dos participantes.

“A prevenção é muito importante, porque temos que nos preparar, saber como está nossa saúde, fiquei feliz com a presença do grande público, tanto de homens quanto de mulheres. Foi um momento de interação e informação, no qual o município de Selbach focou na importância desse mês de novembro para os homens se conscientizarem quanto à realização dos exames preventivos, agradeço também a disponibilidade do Dr. Rosalino, que tão bem conduz os trabalhos relacionados à saúde aqui no nosso município”. Finalizou a Secretária Municipal da Saúde Danielle Maldaner.