Setembro Amarelo, um movimento que visa à valorização da vida.

05/setembro/2018

Setembro Amarelo, um movimento que visa à valorização da vida.

O mês de setembro é mundialmente dedicado à prevenção ao suicídio. Anualmente, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, ou seja, uma pessoa a cada 40 segundos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio pode ser prevenido em mais de 90% dos casos, por isso, o objetivo do Setembro Amarelo é conscientizar a população sobre esta realidade.

Com o objetivo de fortalecer e intensificar a proposta de abordagem psicossocial na prevenção e combate ao suicídio, a Prefeitura de Selbach, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o projeto Setembro Amarelo, um movimento que visa à valorização da vida.

Para a Secretária de Saúde Danielle Maldaner a campanha tem como objetivo ampliar as possibilidades de prevenção de suicídio, haja vista que a temática precisa ser encarada como um problema de saúde pública. A prática, que acaba com vidas e destrói famílias, tem crescido cada vez mais. Falar é a melhor solução, que se efetivará com palestras psico-educativas a fim de que haja uma sensibilização dos sintomas, da desconstrução do tabu e do estigma, trazendo à tona os fatores de risco e aperfeiçoamento à assistência em saúde mental, visando o apoio às pessoas com comportamentos suicidas, bem como seus familiares.