1ª JORNADA CULTURAL E CÍVICA DE SELBACH: “EU POSSO FAZER MEU MUNDO MELHOR” e Semana da Pátria

05/setembro/2018

1ª JORNADA CULTURAL E CÍVICA DE SELBACH: “EU POSSO FAZER MEU MUNDO MELHOR”

A sociedade é composta de indivíduos. Assim, mudando os indivíduos, muda-se a sociedade. Antes de tentar mudar a sociedade, procure mudar a si mesmo, e você estará fazendo pelo menos a sua parte.

Somos responsáveis por este pequeno pedaço de terra vagando no espaço que costumamos chamar de casa. Devemos vigiar nossas ações a fim de evitar consequências indesejadas. Uma pequena ação como jogar um copo plástico de cafezinho na rua, ao invés de colocá-lo no lixo, pode causar a morte de um animal em extinção a milhares de quilômetros de distância. Exagero? Não, não é.

Uma série de atitudes basicamente simples podem transformar nosso mundo em um lugar melhor para viver. Se um punhado de pessoas tomarem as atitudes corretas, os frutos desse trabalho acabarão incentivando os demais a fazerem o mesmo, em um círculo virtuoso onde quem ganha é toda a humanidade. Geralmente essas atitudes não custam nada, são fáceis de fazer e só dependem de nossa consciência.

Cuide da saúde do planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e consequências de sua exploração.

Seja responsável, não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres.

Acredite em um mundo melhor. Coragem, honestidade, sinceridade, fé e esperança, são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua honra e caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo.

Tenha humildade, faça o bem, trabalhe. Não tenha medo de errar. Com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor do teu esforço para alcançar seus objetivos.

Busque a verdade, a perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida. Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela justiça, paz e amor. Um mundo justo é pacífico. E onde há paz, pode-se estar preparado para viver o  amor.

Aconteceram nestes dias, junto a RecreArte do SESC e Módulo Esportivo a apresentação das peças teatrais Maria vai com as outras; A princesa engasgada; (grupo MAKKI de Estância Velha) Mas bah tchê – como é grande o meu Rio Grande; O tempo de descoberto e Em busca do tesouro perdido lá na casa da vizinha (Grupo LUZ E CENA de Novo Hamburgo). Também brinquedos infláveis em frente ao módulo esportivo.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação Cultura, Desporto, Lazer e Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Selbach, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Secretaria Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, SESC (Cruz Alta), Escola Estaduais e Municipais, MFC, CTG Estância do Imigrantes, Escoteiros, ASCCA, LIONS, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Selbach.

Também está acontecendo no município a Semana da Pátria, comemoração alusiva aos 196 anos de independência do Brasil, de 1º a 07 de setembro de 2018, junto ao Altar da Pátria

A programação é formada por dois momentos, sendo o Hasteamento às 8 horas e o Arriamento das Bandeiras, às 17 horas, conforme o cronograma elaborado pelo Departamento de Educação, Cultura, Desporto Lazer e Turismo.

Neste ano, a Liga de Defesa Nacional, entidade que recomenda o tema norteador das atividades comemorativas pátrias, definiu como tema Nacional “Projeto Rondon”; e o tema estadual é uma homenagem ao centenário do “Tribunal da Justiça Militar do RS”. Em nível municipal, o tema é aquele definido pela Secretaria Municipal de Educação, “Eu posso fazer meu mundo melhor”.