DIA 20 DE JUNHO, VÉSPERA DO INVERNO FOI DIA DE APRENDIZAGEM E COMPARTILHAMENTO

21/junho/2018

DIA 20 DE JUNHO, VÉSPERA DO INVERNO FOI DIA DE APRENDIZAGEM E COMPARTILHAMENTO

A Assessora Municipal de Cultura Ilaide, Assessora Comunitária Helena e a Vice-Prefeita Stelamaris estiveram juntamente com artesãs da Emater e sócias da Associação dos Artesãos de Selbach, lideradas pela Chefe do Escritório da Emater de Selbach Istela , apoiadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário,  no                            1º Seminário Regional de Artesanato em Marau/RS, no dia 20 de junho.

O evento foi promovido pela Emater na Casa de Cultura de Marau e teve como apoio a Casa de Artesão e a Prefeitura de Marau. A Programação foi voltada para a comercialização do artesanato.

Os temas abordados pela manhã foram: Legislação Federal que ampara a comercialização do artesão urbano e também do rural, selos do INMETRO, Código de Defesa do Consumidor, PAG (Programa Gaúcho de Artesanato) e PAB (Programa de Artesanato Brasileiro). Previdência Social, no que tange aposentadoria do artesão e do trabalhador rural e artesão.

À tarde abordou-se: Design e Artesanato, apresentada por uma Designer de Produto que também abordou Pontos de Venda. Na sequência, como calcular o preço do produto produzido, destacando muitos fatores de ordem operacional e prática. E por último, foi ministrada pela organizadora do evento Sra Luciana Gobbi, do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, a participação dos eventos e atendimento ao público.

Portanto, o dia foi extremamente proveitoso e pelas informações passadas pela assessoria do evento, foram registrados 486 inscritos de 48 municípios do Estado, Selbach feliz por ter estado presente no evento que certamente poderá auxiliar na produção e na comercialização do artesanato no município.