Selbach Participa do 4° Encontro Macro Regional sobre Agrotóxicos

20/junho/2018

Selbach Participa do 4° Encontro Macro Regional sobre Agrotóxicos

No dia 18 de junho, no distrito de Buriti em Santo Ângelo, ocorreu o 4° Encontro Regional sobre Agrotóxicos. Evento que foi organizado pelo GT Macro Regional Sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde e no Ambiente, do qual a Secretaria Municipal da Saúde de Selbach faz parte. No evento que contou com a presença de estudantes universitários, profissionais da saúde, agricultores e técnicos agrícolas, o Município de Selbach apresentou uma oficina sobre a história dos agrotóxicos, a já premiada nacionalmente Exposição Colheita Venenosa. O Fiscal Sanitário Jorge Rogélson da Silva apresentou aos visitantes um histórico resumido sobre como os agrotóxicos foram desenvolvidos a partir das armas químicas desenvolvidas durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Entre os palestrantes estiveram representantes da Emater, Embrapa, Unijuí, Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, bem como o CEREST Ijuí (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Entre os temas abordados estavam os casos de adoecimento de agricultores expostos a agrotóxicos, a importância do uso de EPI's e métodos para diminuir o consumo de pesticidas na lavoura convencional.