Dia de luta contra o câncer de mama

18/julho/2014

No dia 18 de julho comemoramos do DIA DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA, instituído por lei Municipal. O câncer de mama é mais incidente na população feminina. O instituto Nacional do Câncer, INCA, estima que neste ano no Brasil tenha 52.000 casos novos de câncer de mama, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mulheres, o que é considerado um número muito alto. O principal fator de risco da doença é mais comum em mulheres acima de 50 anos. Quanto maior a idade, mais chances de apresentar os sintomas.

Mulheres com menos de 20 anos raramente tem esse tipo de câncer. A priorização em nosso município é a prevenção, para um diagnóstico precoce, por isso durante o ano todo estão sendo realizadas ações no programa saúde da mulher, através de consultas, exames, mamografias, encaminhamentos e tratamento psicológico, quando necessário.

Vários fatores contribuem para a manifestação da doença mais cedo, um deles o próprio estilo de vida estressante que vivemos, como também má alimentação, falta de atividades físicas e história familiar.

“Você mesmo pode salvar uma vida que é a sua Vida!

Preserve seu corpo, faça o exame de mama!

Prevenção ainda é o melhor remédio.