RODA DE CONVERSA EMEI A SEMENTINHA

16/agosto/2017

RODA DE CONVERSA EMEI A SEMENTINHA

A EMEI “A Sementinha”, promoveu na noite do dia 09 de agosto, junto a Assepsel, a Roda de Conversa com os pais. Esta foi uma ação do Eixo Família do Projeto Educadores, projeto este desenvolvido com os profissionais da Educação Infantil do município, e teve como objetivo fortalecer vínculos afetivos entre os pais e filhos, sendo que a afetividade para crianças é essencial na sua formação, autoestima e desenvolvimento saudável e feliz.

A Roda de Conversa aconteceu com o casal Mediador Angelisa e Dércio Weber.

Segundo o casal, “uma das maiores necessidades do ser humano é a de amar e ser amado. O amor é indispensável à sobrevivência, pois sem ele, perdemos nossa vitalidade emocional e física. Quando experimentamos o amor, sentimos um profundo bem-estar que nos afeta física, mental, social e espiritualmente. Carência de afeto leva muita gente a separação, aos hospitais psiquiátricos e ao suicídio. Quando falta o amor, a família se desmorona em frustração. Fica mais difícil enfrentar dificuldades.”

Como casal o que é preciso para ser feliz?

O que é preciso para eu ser feliz?

Temos a necessidade de expressar sentimentos de amor, cumplicidade, demonstrar de maneira concreta através do colo, abraço, beijo, flor, watts, entre o casal e por extensão aos filhos a realidade desse amor.

A educação dos filhos pertence ao casal, mesma linha de ação, importar-se com os filhos e saber o que está acontecendo com eles (aula, catequese, saúde, lazer, etc), através de limites e amor exigente.

O momento que a família – escola, pais, educação estão passando não é fácil, mas se quisermos que “a escola seja a segunda família de nossos filhos, a nossa família precisa ser a primeira escola”.

Foi um momento muito proveitoso, onde envolveram os participantes com dinâmicas, questionamentos, músicas, vídeos e reflexões sobre o papel dos pais frente a sociedade de hoje, a importância da harmonia entre o casal, o diálogo, a divisão de tarefas, estabelecimento de limites e exemplos no dia a dia e  que filhos estamos formando e queremos deixar para o mundo?

A EMEI A Sementinha, agradece aos pais que dedicaram este tempo para reflexão e troca de experiências.