DIA DO HOMEM: qual a importância desta data?

15/julho/2014

O Dia Nacional da Saúde do Homem, 15 de julho, tem como objetivo melhorar a saúde do sexo masculino, promovendo a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos desempenhados pelos homens e chamar a atenção, principalmente em relação a sua saúde.

Os homens geralmente procuram os serviços de saúde quando já possuem algum tipo de enfermidade, ao contrário das mulheres que costumam buscar a prevenção das doenças.

A Secretaria Municipal da Saúde de Selbach, já vem desenvolvendo ações que envolvem a saúde do homem.

- em outubro de 2013 tivemos uma palestra para homens onde obtivemos grande número de presentes;

- também temos o encontro do Casal Grávido onde se reúnem trimestralmente, no período da noite, recebendo instruções e orientações do Pré-Natal;

- a Secretaria da Saúde também tem a disposição para os homens, o teste rápido de HIV e VDRL.

- a participação dos homens nos grupos de saúde é muito participativa.

Desta forma percebemos que os homens aos poucos começam a pensar mais na sua saúde. O fator paternidade deve começar a ser levado em conta no cuidado da saúde do homem com recomendações de equilíbrio entre o trabalho e família nas orientações de hábitos saudáveis de vida.

Secretaria Municipal de Saúde de Selbach