Filmes do Museu de Selbach são enviados a Paris para restauração.

04/maio/2017

Filmes do Museu de Selbach são enviados a Paris para restauração.

Os filmes mudos recebidos em doação para o Museu Agrícola Municipal Olindo Fieldekircher de Selbach/RS estão sendo encaminhados para os estúdios franceses Gaumont Pathe Archives para serem restaurados e digitalizados. Este rico material estava a muitas décadas na família Haunss, e foi doado em 2015 para a Secretaria Educação, Cultura, Desporto, Lazer E Turismo de Selbach, administradora do museu. Os seis filmes foram encaminhados para a restauração e digitalização através de malote diplomático do Consulado da França em Porto Alegre com o apoio inestimável do Cônsul Honorário Dr. Roner Guerra Fabris e Diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, Patrice Pauc. Os filmes são dois documentários da primeira metade do século XX e quatro filmes de ficção mudos, sendo que alguns tem comprovadamente mais de 100 anos, mas este material iria se perder para sempre se não fosse a colaboração tanto dos Estúdios Gaumont Pathe de Paris, que irá restaurar o material enviado sem qual quer custo para o município e do Consulado Frances que possibilitou este importante intercâmbio cultural. Não podemos deixar de citar o apoio da senhora Carlinda Fischer Mattos, responsável pelo departamento de cinema do Museu da Comunicação de Porto Alegre, que catalogou e preservou o material em sua cinemateca. Quando o processo de restauração e digitalização estiver concluido os filmes serão exibidos em nossa cidade e ficarão disponiveis no arquivo da Gaumont Pathe para consulta. Nas fotos junto com a caixa que contem os filmes estão presentes : O Consul Geral da França em São Paulo Sr. Brieuc Pont, e uma parte da equipe do IFB (Instituto Francês do Brasil): a Adida de Cooperação e Ação Cultural Sra. Sandra Fernandes, o Adido Audiovisual pelo Brasil Sr. Raphaël Ceriez, a assistente da Sra. Fernandes a Sra. Cristina Fernandes e Chloé Bernabé di Rollo Assessora audiovisual no Consulado Geral. Toda a equipe da Prefeitura Municipal de Selbach agradece o apoio de todas as entidades que tornaram isto possível.