Realizada mais uma campanha do recolhimento de lixo eletrônico

12/abril/2017

Realizada mais uma campanha do recolhimento de lixo eletrônico

A Prefeitura de Selbach, por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Agropecuário e do Setor Meio Ambiente realizou nos dias 5,6 e 7 mais uma edição da campanha de recolhimento de material eletroeletrônico inservível (celulares, computadores, televisores, vídeo cassetes, vídeo games, máquinas fotográficas, etc.), o chamado lixo eletrônico.

A preocupação da Prefeitura com o recolhimento deste tipo de lixo se deve principalmente ao seu potencial poluidor, já que estes equipamentos são fabricados com metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves.

Após o término da campanha, todo o material foi recolhido será encaminhado para a empresa que dará o destino correto e final ao material, especializada na reciclagem de eletroeletrônicos.

Conforme ressaltou o Fiscal de Meio Ambiente Marcos Ludwig, a campanha se estendeu até o último dia 07, visando possibilitar o recolhimento do lixo eletrônico para as pessoas que não puderam comparecer até a secretaria de obras.

De acordo com o Prefeito Sérgio Ademir, esta é uma campanha inovadora que demonstra a seriedade com que a Prefeitura vem tratando a questão ambiental no município, principalmente porque os eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecnológico do mundo moderno, de modo que estes materiais vão se acumulando em casas e escritórios, ou por estarem estragados, ou mesmo com a tecnologia ultrapassada, de modo que a destinação para uma empresa especializada em reciclagem é extremamente importante para evitar a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluente.