Artigo "Um Verão Sem Dengue"

22/março/2017

Artigo "Um Verão Sem Dengue"

No dia 20 de março de 2017, o verão acabou com uma boa noticia para o povo de Selbach, nenhum caso de dengue foi confirmado este ano, diferente do verão 2015/2016 em que o pior surto de dengue na história do município resultou em 84 casos confirmados da doença.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, observou-se que 2016 registrou o maior número de notificações, 4,1 vezes mais que em 2017 até o momento. Enquanto que o verão de 2016 foram 2578 casos notificados e 541 confirmados, o verão de 2017 encerra no estado com 630 casos suspeitos e apenas 6 confirmados, todos importados. E quanto a Febre de Chikungunya apenas um caso se confirmou. Além de fatores ambientais como a própria sazonalidade do vírus muito se deve ao trabalho das equipes de combate a endemias tanto municipais como estaduais, o apoio de entidades como o Lions Clube e os Escoteiros e a conscientização da própria população. O número de focos criadores de Aedes Aegypti diminuíram em relação ao ano passado. Mas não podemos comemorar a vitória, pois o município ainda se encontra infestado pelo mosquito transmissor da dengue e poderemos ter surtos este ano se não tomarmos todo o cuidado com qualquer depósito de água parada, seja em vasos, calhas de chuva, lonas, caixas de água, potes de animais e sucata. Em suma tudo o que já se fala a vários anos.