Crotalária e Libélulas no Combate a Dengue!

29/novembro/2016

Crotalária e Libélulas no Combate a Dengue!

Esta semana as agentes de combate a endemias e as agentes de saúde da família da Secretaria Municipal da Saúde de Selbach efetuaram o plantio das sementes de Crotalária doadas pelo Lions Clube com o objetivo de produzir mudas que serão distribuídas para a população. Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte do seu cardápio, é um dos pratos preferidos pelas libélulas. O que pode diminuir bastante ou acabar definitivamente com a infestação. São plantas pouco exigentes e com grande potencial de fixação biológica de nitrogênio. O seu crescimento é mais rápido e tem sido muito usada como adubo verde em rotação com diversas culturas e no enriquecimento do solo. Na cidade de Sorriso, no Mato Grosso o plantio extensivo da crotalária fez com que no último ano nenhum caso novo de Dengue, Chikungunya ou Zika fosse registrado, em comparação no ano de 2010 houveram 400 casos e uma morte em decorrência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.