Oficina de Tecnologia em Alfabetização

24/fevereiro/2016

Oficina de Tecnologia em Alfabetização

Os professores da rede municipal participaram da Oficina de Tecnologia em Alfabetização, oficina esta vinculada ao Programa “A União faz a Vida”, ministrada pela professora Marcia Anselmo, da cidade de Canoas, no dia 15 para os professores de Educação Infantil, e no dia 16 para os professores de Ensino Fundamental.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) voltadas ao ensino e à aprendizagem tem como objetivos  apresentar conceitos e termos envolvendo o uso das TIC em sala de aula; descrever informações sobre o uso de equipamentos tecnológicos comuns, programas, ferramentas de busca, recursos da web e redes sociais; estimular o desenvolvimento de planos de aula  que incluam o uso das TIC.

As Tecnologias na Escola são potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem. Possibilitam a ampliação do conhecimento e a troca de experiências entre alunos e professores, ampliando os espaços e as experiências.

Estas tecnologias servem para o aluno Expandir seus poderes cognitivos; Empoderar percepções e memórias; Ampliar o desenvolvimento da consciência; Possibilitar o uso e a construção da criatividade, do virtual.

Já para os professores as tecnologias na Escola servem para transformar práticas pedagógicas em convivência escolar; Desafiar a motivação dos alunos para o desafio; Construir conhecimento de modo interativo, cooperativo, útil e original.

De acordo com a troca de informações entre professores e a oficineira Marcia, precisamos como educadores potencializar os saberes, mediando a troca de experiências, a inclusão digital, transformando informação em conhecimento, pois nossos alunos possuem um vasto conhecimento digital, muitas vezes maior que  a dos educadores, consequentemente o compromisso do professor  é unir o real e o virtual.