CONSELHO MUNICIPAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR/CAE DE SELBACH VISITA PRODUTORES DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

09/dezembro/2015

CONSELHO MUNICIPAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR/CAE DE SELBACH

VISITA PRODUTORES DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Dia 19/11/2015 os membros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) juntamente com a nutricionista Juliana Kohler, realizaram uma visita à EMPRESA Coopeagri (COOPERATIVA DE PEQUENOS AGROPECUARISTAS DE IBIRUBÁ LTDA) e os produtores que fornecem alimentos para a Agricultura Familiar usados na merenda escolar.

Na COOPEAGRI fomos recebidos pelo Diretor Executivo Sr. Lecian Gilberto Conrad que nos explicou um pouco do funcionamento da cooperativa, dos produtores e produtos cadastrados e a feira que acontece todos os sábados na Coopeagri onde os produtores do interior trazem os seus produtos para vender na feira.

Em seguida, fomos conhecer as propriedades dos produtores envolvidos: Senhor Darci Carlos Knak que fornece aipim/mandioca descascada; e o produtor Luciano Budke Bourscheid que fornece massa caseira e os panificados: cuca caseira com recheio e sem recheio, bolacha caseira de milho e côco, biscoito salgado amanteigado e pão sovado caseiro, através da  Cooperativa Coopeagri.

O objetivo das visitas foi conhecer melhor o local de produção, etapas e processo de fabricação e sugerir sobre alguns ajustes que podem ser feitos para garantir qualidade final do alimento.

Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar, através da Chamada Pública. Os critérios de seleção são os seguintes:os projetos de Fornecedores Locais, isto é, do município de Selbach/RS, terão prioridade sobre os demais grupos; os Grupos Formais (organizações produtivas detentoras de Declaração de Aptidão ao PRONAF - DAP Jurídica) sobre os Grupos Informais (agricultores familiares, detentores de Declaração de Aptidão ao PRONAF - DAP Física, organizados em grupos) e estes sobre os Fornecedores Individuais (detentores de DAP Física).

Portanto, na análise das propostas e na aquisição dos produtos, deverão ser priorizadas as propostas de grupos do município de Selbach. Caso o grupo de projetos de fornecedores locais, isto é, do município de Selbach/RS, não obtenha os produtos ou as quantidades necessárias de produtos, estas deverão ser complementadas com os projetos dos demais grupos, isto é, dos municípios que participarem desta Chamada Pública, estando de acordo com os critérios de seleção e priorização.

Diante disso, percebeu-se a necessidade de também realizar a visita aos produtores de alimentos dessa cooperativa para ver o local, processo, forma de armazenamento e expedição dos produtos.