Notícias

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

01/dezembro/2015

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Dia 01/12/2015

O dia mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988.

É o HIV o causador da AIDS. O HIV destrói o sistema imunológico da pessoa. Ter HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há portadores do vírus que vivem anos sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir a doença, através do vírus pelas relações sexuais desprotegidas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas situações.

 A Secretaria de Saúde de Selbach, desenvolve um trabalho intenso de prevenção com distribuição de preservativos, orientações e realização dos Testes Rápidos, estes são realizados pelas enfermeiras da Unidade de Saúde, através de uma picada no dedo para coletar o sangue. O resultado é seguro e sigiloso.

  Portanto o Dia Mundial contra a AIDS foi criado para informar a população sobre a  necessidade de prevenção da doença. O preconceito e a discriminação são as maiores barreiras no combate à doença, e as consequências são provocadas principalmente pela falta de conhecimento, mitos e medos afirma a enfermeira Noeli Huppes da UBS.

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×