VISITA NA ESCOLA ANÍBAL MAGNI: EUCLIDES EURICO POTT

20/novembro/2015

VISITA NA ESCOLA ANÍBAL MAGNI: EUCLIDES  EURICO POTT

No dia 22 de outubro o senhor Euclides Pott, morador do bairro Natalino de Arroio Grande    marcou presença  na aula do 3º ano   da Escola  Municipal de Ensino Fundamental Aníbal  Magni.  A  sua visita teve como objetivo  responder   a  entrevista preparada  pela  turma,  sobre a Olaria Pott.  Foi uma aula  interessante,  diferente e com muitas aprendizagens

Quando  questionado sobre  a construção da olaria de sua  propriedade, ele falou para a turma que seu pai Evaldo  Pott,  comprou a mesma  em 1969 de Osmar Zeilmann, que ela já estava construída e em funcionamento.

Esta olaria já teve outros donos, o Euclides  na época  tinha em torno de 12 anos, como não queria saber de estudar ajudava seu pai neste trabalho. No início eram fabricadas   somente  telhas de barro   para o cobrir os telhados das casas.

Por volta  de 1980 a olaria deixou de fazer telhas, porque  as pessoas começaram a cobrir os telhados com brasilit. Iniciou-se então a fabricação de tijolos. Foi construído  também mais um forno para  a  secagem dos  tijolos.

O processo de fabricação dos tijolos: fazer, queimar e secar durava em torno de 60 dias. O senhor Euclides falou para a turma, que a massa ideal do tijolo, não poderia  ser tão dura , senão  rachava e,  nem tão mole, pois assim deformava o tijolo.

No início, os funcionários que trabalhavam eram sete, pois o trabalho era bem manual: entre carregar a argila e puxar os carrinhos de mão, fazer a massa, colocar nas formas, queimar e amontoar os tijolos em pilhas para secarem e depois de alguns  dias eram carregados no caminhão, para no final serem vendidos  na região. Os funcionários faziam o rodízio das tarefas para não enjoar  no trabalho.

A Olaria Pott funcionou no período de 1969 até maio de 2014. Seu Euclides falou que seu empreendimento fechou  por  um somatório de  fatores. Primeiramente enfatizou o seu cansaço neste ramo,  “eu e minha turma queríamos mudar de ramo.”  A questão do meio  ambiente, a nova legislação , e a  olaria deveria se enquadrar nas nova leis. Havia também a necessidade de modernizar a fábrica, e isto teria um custo muito alto, pois até facilitaria o trabalhos dos empregados. Além disso, seu filho não tinha interesse em trabalhar neste ramo. E por fim, falou que Arroio Grande, não era tão grande para absorver a produção de tijolos.  Ibirubá vende muitos tijolos para Selbach  e também tem vendedores  de outros  lugares que trazem tijolos para  o nosso município, com custo menor, e ele não poderia competir a altura, já que  seu negócio era pequeno e necessitava uma  ampliação e modernização. Hoje em dia a olaria está desativada.

A propriedade de Euclides transformou-se numa área de lazer e familiar, que foi surgindo sem muito planejamento, pois os buracos feitos no banhado, para retirar a argila foram transformados num lindo açude. Euclides e os funcionários fizeram muita coisa lá para embelezar e modifica  o espaço.  Atualmente é um lugar muito lindo, onde em particular os familiares, especialmente os netos brincam, divertem-se e passam momentos  especiais. Tem uma linda casinha de criança, uma rodinha de água, animais e uma linda passarela, que vai até o centro do açude, onde tem uma ilha artificial, feita pelo Euclides. É uma linda paisagem  que  surgiu em conseqüência da adaptação do relevo que foi modificado .

A palestra do Euclides na escola foi realizada por causa do  interesse No projeto do Programa “A União Faz a Vida”,  dos alunos surgido na expedição investigativa da turma, desta vez a visita veio até a escola.  Os alunos com certeza aprenderam muito.

Professora Lúcia Teresinha Prediger