ASCAMAJA e AMAJA se reúnem com Chefe da Casa Civil Encontro discutiu o aumento do efetivo da Brigada Militar e a ampliação do Hospital Pronto Socorro Regional de Espumoso.

20/novembro/2015

ASCAMAJA e AMAJA se reúnem com Chefe da Casa Civil

A Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Jacuí - ASCAMAJA e a Associação dos Municípios do Alto Jacuí  - AMAJA,  realizaram uma audiência na tarde de quarta, dia 18, no Palácio Piratini.  O encontro com o Chefe da Casa Civil, Dep. Márcio Biolchi, contou com a presença de mais de 70 pessoas, entre Deputados,  Assessores, Prefeitos, Secretários de Saúde, Vereadores e lideranças da região do Alto Jacuí.

Na pauta, a carência do efetivo da Brigada Militar nos municípios da região e a necessidade de profissionais para atuarem no sistema de videomonitoramento, além da ampliação do Hospital Pronto Socorro Regional de Espumoso.

De início o assunto foi a segurança, cobrado pela diminuição do efetivo da Brigada,  Márcio Biolchi explicou que o número de policiais nas últimas décadas diminuiu e na contramão disso, seguindo uma ordem natural, a população aumentou, sem somar as aposentadorias e transferências para outros estados e municípios.

Biolchi salientou que o Governo Estadual trabalha pensando em novos concursos da Brigada, visando aumentar o efetivo e sanar essa carência.  Ainda de acordo com o Chefe da Casa Civil, para fazer o trabalho de controle e monitoramento das imagens das câmeras e sistemas de videomonitoramento que estão sendo implantados no estado, uma lei estadual,  agora permite a contratação de brigadianos que estão na reserva para fazerem esse trabalho, ficando os custos dessa contratação a cargo das Prefeituras, que vão repassar ao estado e ele aos monitores.

A outra pauta de suma importância para região foi a ampliação do Hospital de Pronto Socorro Regional de Espumoso. Para se ter uma ideia o hospital atende toda a região e pode auxiliar a diminuir o fluxo dos grandes hospitais de Carazinho e Passo Fundo.  Neste ano, o governo estadual, arquivou o projeto alegando falta de recursos. A obra é orçada e orçada em 3,5 milhões, funcionando em anexo ao Hospital Notre Dame São Sebastião com atendimento nos serviços de Urgência e Emergência.

Durante o encontro com Biolchi o coordenador dos Hospitais Notre Dame, Rafael Scolari, salientou que o projeto arquitetônico já está pronto e o terreno também está liberado, pois pertence ao próprio Hospital. O anexo com área 1.500  m² teria salas para: posto policial, assistente social, sala de espera, avaliações, emergência, observação e local para equipe técnica do Samu.

Rafael explicou  que a obra já era para ter iniciado devido à aprovação na consulta Popular Cidadã de 2013, o projeto foi o segundo mais votado com 10.426 e em 2014 12.515 votaram nesta  demanda . Em 2015, a consulta Popular elegeu o Pronto Socorro como principal objeto de investimentos no Alto da Serra do Botucaraí, reafirmando a necessidade da implantação de um Pronto Socorro na região.

Após ouvir as reivindicações sobre o Hospital, o Chefe da Casa Civil, garantiu que vai contatar alguns deputados federais e angariar emendas, para efetivar a construção e melhorar o atendimento na região.