EMEI “A SEMENTINHA” apresenta à comunidade a aprendizagem dos alunos através do programa A União Faz a Vida.

11/novembro/2015

Aconteceu na noite do dia 04 de novembro de 2015, nas dependências da ASSEPSEL, a terceira amostra dos projetos desenvolvidos na Escola.

Os projetos apresentados foram: Água da fonte, elaborado pela professora Jaqueline Vieira, onde segundo o relato da professora ela e seus alunos foram realizar um passeio curioso para escutar os sons, ao retornar para a sala de aula na roda de conversa o interesse deles foi o barulho da água, produzido por uma fonte na propriedade da senhora Elsa Vian. E a partir do interesse a professora desenvolveu o seu projeto.

O segundo projeto apresentado foi o da professora Maria Denise Prediger, mesma juntamente com a sua turma foram realizar a investigação na propriedade do senhor Ernani Flach na localidade de Linha Floresta, com intuito de observar as cores, mas após o passeio o projeto tomou outro enfoque, pois o interesse dos alunos foi às abelhas, sendo assim a professora buscou todas as informações a respeito do tema e trabalhou com os alunos.

Depois foi a vez da turma do Maternal II, fazer apresentação do seu projeto coordenado pelas professoras Irma Eckert e Rosalete Staudt , nos relataram que o local escolhido para fazer o passeio curioso foi a Floricultura da Tere, onde os alunos ficaram admirados pelas belas flores que lá encontraram e assim seguiram as atividades do projeto. As professoras foram buscar materiais e atividades que abordavam o tema de interesse dos alunos para satisfazer a curiosidade deles.

A professora Glauce Terhorst pensando em uma aula atraente e inovadora realizou o passeio curioso com seu alunos no Mini Mundo do senhor Lorivaldo Flach, segundo a professora foi lá que os alunos manifestaram curiosidade de aprender sobre as Escola e partindo do interesse deles sentiu-se motivada em trazer novidades foi então que convidou a professora aposentada a senhora Ilse Barth, para conversar com os educandos sobre  como era o ensino anos atrás, o que conseguiu explicar muito bem para eles, após foram visitar uma escola no interior do município a Escola São Luis,  assim puderam fazer uma comparação entre a Escola da cidade e a do campo. A educadora se diz muito feliz com o resultado do projeto e os alunos também com certeza, pois aprenderam sobre o que queriam saber.

Para finalizar os projetos a professora Ana Paula Ludwig, apresentou o Projeto: Brinquedos do tempo da vovó. Por que foi escolhido este tema? A professora através da sua conversa nos contou que ela juntamente com seus 21 alunos também foi conhecer o Mini Mundo e após ouvirem as suas explicações e observar aquele ambiente encantador ao chegar à escola na roda da conversa manifestaram interesse pelos brinquedos de antigamente e foi o que a professora juntamente com as famílias que a auxiliaram confeccionaram, brinquedos do tempo da vovó, com os quais poderão brincar e aprender.

Para abrilhantar o evento a Professora e mãe de um aluno da Escola, Bárbara Marangon cantou o Hino do Programa A União Faz a Vida.

A Diretora agradeceu ao Sicredi pelo apoio durante ano e da mesma forma a presença do Gerente da Unidade Local o senhor André Reis, a Secretaria de Educação do Município Hildegarth Boch Muller a Coordenadora do Programa local Ester Adriana Wendling,  a Administração Municipal e de maneira especial aos pais que sempre estão apoiando e participando das atividades que a Escola realiza.