Notícias

palestra saúde do idoso

10/novembro/2015

Aconteceu na última segunda-feira (09), uma importante palestra sobre a Saúde do Idoso, palestra esta que foi ministrada pelo Doutor Luiz Alende da cidade de Ibirubá, Clínico Geral, Geriatra e Especialista em Gerontologia. Antes do inicio do evento tivemos na noite a participação da Agente de Educação Física Verônica Naumann, que realizou um exercício com os participantes. Fizeram o uso da palavra a Secretária da Saúde Rosália Maldaner Chaves e a Vice- Prefeita Stelamaris Gobbi.

Conforme o palestrante a assistência à saúde do idoso tornou-se prioridade, tendo em vista o aumento progressivo da expectativa de vida observado nas últimas décadas. Em uma época de crise econômica, dúvidas sobre o futuro político do país e insegurança frente ao que está por vir, uma coisa é certa: o Brasil está envelhecendo e mais rápido do que se imagina. É o que diz um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil.

Por aqui, a porcentagem atual, de 12,5% de idosos, deve alcançar os 30% até a metade do século. Ou seja, logo logo seremos considerados uma nação envelhecida — conforme a OMS, essa classificação é dada aos países com mais de 14% da população constituída de idosos, como são, atualmente, França, Inglaterra e Canadá, por exemplo.

 As ações do Município voltadas ao idoso, além do atendimento de suas doenças, visam ao desenvolvimento de ações preventivas e educativas buscando melhorar a qualidade vida. Nesse contexto, o mais importante não é a doença, mas a repercussão dela na vida do idoso. Uma pesquisa do Centro de Estudos do Envelhecimento (CEE), do Setor de Geriatria da Unifesp, confirma esta idéia, apontando a capacidade funcional (conseguir se locomover, raciocinar, realizar tarefas, etc) como o principal fator relacionado à saúde dos idosos. A Secretaria da Saúde, promotora do evento agradeceu o grande número de pessoas presentes na noite. 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×