09/novembro/2015

Na última quinta feira dia 5 de novembro ocorreu o III Encontro Regional de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa com o tema “A saúde da pessoa idosa no trânsito”, uma centena de pessoas, entre idosos e profissionais da saúde e assistência social de vários municípios da região estiveram presentes as palestras do dia ministradas pelo Fiscal Sanitário Jorge Rogélson da Silva, o Fisioterapeuta Felipe Osório, ambos da Secretaria Municipal da Saúde de Selbach e pelo Sargento Ferraza da Polícia Rodoviária Estadual de Santo Ângelo.

Segundo dados do Detran – RS temos quase 3,000 veículos registrados no município, quase um habitante e meio por veículo, e como o duas rodovias estaduais muito movimentadas cortar a região temos um índice de acidentes de transito por 1000 habitantes maior do que a de grandes centros urbanos. Aproximadamente 8,6% da população brasileira possuem mais de 60 anos e essa proporção chega a 14% no município de Selbach segundo o ultimo CENSO. E segundo a Brigada Militar de Selbach cerca de 40% dos envolvidos em acidentes de trânsito tem mais de 40 anos de idade e a maioria condutores, 16 % dos envolvidos são maiores de 60 anos. Em geral todas as campanhas promovidas para a orientação sobre o trânsito esta voltada ao idoso como pedestre. Segundo o Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) mostra um salto de 112% no total de documentos válidos para maiores de 80 anos entre 2003 e 2006, de 94 mil para 199 mil. Na média geral, o aumento foi de 22%.
Pesquisas feitas pela universidade do Alabama nos EUA, afirmam que o problema com os motoristas idosos é a pouca atividade física que reduz a agilidade e a percepção e a falta de consciência das suas próprias limitações.  Mas coagir o idoso a parar de dirigir o leva ao sedentarismo e o isolamento social, capacitá-lo para dirigir bem por mais tempo pela oferta de atividades físicas é o mais apropriado. Assim a grande dica para aqueles que querem dirigir com segurança por mais tempo na vida e visitar com frequência o médico e o fisioterapeuta e praticas exercícios físicos regularmente.