Estudantes realizam produções literárias sobre a Copa 2014

17/junho/2014

A Copa do Mundo é um evento histórico, e este ano torna-se muito especial, pois acontece aqui no Brasil. Para muitos, esta é a primeira vez que vivenciam um acontecimento de tamanha grandiosidade. É importante que as escolas também saibam aproveitar esta oportunidade única para trabalhar todos os conteúdos possíveis de forma bem contextualizada e relevante para os alunos.

Sendo assim, os professores da Escola Aníbal Magni, junto com alunos do 5º anos, desenvolveram produções textuais criativas e embasadas em informações técnicas sobre a Brazuca, bola oficial do mundial 2014 e também sobre outros aspectos que envolvem o mundial.

Confira os trabalhos:

A bola Brazuca

A bola Brazuca é a bola mais especial que existe, ela gosta de fazer gols, gosta de rolar no gramado bem cuidado por muitos trabalhadores, gosta de sentir o vento no seu couro, gosta quando os jogadores lhe dão um beijo para ela dar sorte para eles marcarem gols de placa. A bola Brazuca gosta quando os melhores jogadores do mundo encostam nela, ela fica muito feliz quando acontece isso e ainda mais feliz quando muitos jogadores comemoram com ela o gol de placa que fizeram com a ajuda da bola Brazuca.

A bola Brazuca não gosta quando os jogadores esquecem ela em um canto e saem comemorando como se o jogador tivesse feito um gol bonito sozinho sem ajuda dos outros jogadores e da bola Brazuca, ela não gosta quando os jogadores, técnicos, juízes e a torcida briga por um motivo sem muita importância.

A bola Brazuca não gosta quando as pessoas que não estão contentes com a Copa do Mundo aqui no Brasil, quebram vitrines , incendeiam ônibus e carros, enfim vandalizam a rua e machucam ou matam policiais ou pessoas inocentes.

A bola Bazuca gosta de todos os times, mas esse ano ela torcerá um pouquinho mais para o Brasil ganhar e toda essa folia contra a Copa do Mundo aqui no Brasil acabe e volte tudo á ser como era antes: calmo, sem brigas, sem protestos e principalmente sem mortes para policiais e pessoas inocentes.

Aluna: Lara Luíza Conrad Heuert

Brazuca

Brazuca é o nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014. Como todos sabemos o destino das bolas de futebol é fazer gols, e a Brazuca pretende fazer muitos esse ano na Copa, pretende fazer gol olímpico, de efeito, de folha-seca, de letra, de bicicleta e de placa, que ficarão marcados na história do futebol brasileiro.

A Adidas que é a empresa multinacional responsável pela criação da Brazuca, caprichou na sua fabricação. Acredito que ela ficará conhecida como Bola Mágica, Esfera Genial e Bola Incomparável. Ela será o terror dos goleiros, a bem-amada dos jogadores e a brilhante paixão da torcida.

Brazuca foi criada para marcar gols para as duas equipes, ela vai ser correta, justa e não irá proteger o Brasil em nenhum jogo. Todos esperamos que ela seja querida, inteligente, talentosa, solidária, carinhosa com todos e que ela tenha um coração de ouro.

Brazuca tem a mania de ser preguiçosa e dorminhoca, mas isso vai mudar daqui pra frente pois vai ter muitas pernas-de-pau no jogo. Ela vai se esforçar muito para marcar o maior número de gols possíveis que cada equipe procura.

Esperamos que o Brasil fique hexacampeão este ano e a Brazuca é a maior fã dele. Diz ela que seus maiores fãs são o Victor, o Bernard e o Neymar, mas ela é apaixonada pela bola Jabulani que antecedeu a Brazuca na Copa de 2010 na África do Sul. Bom essa é a minha descrição literária sobre a incrível, querida e simpática bola Brazuca.

Aluna: Tamires Alana Weber

Brasil vou contigo!

Hoje iremos falar sobre o futebol, ele é um dos esportes mais populares do nosso país. A cada quatro anos acontece a Copa do Mundo, este ano a Copa acontecerá no Brasil.

Cada time tem um treinador, que treina seus jogadores para estarem preparados para os jogos, todos os jogadores recebem do seu time um uniforme e uma chuteira para usar nos jogos oficiais, e uma camisa para os treinos antes dos jogos. Uma seleção pode ou não ter um mascote, mas o que chama a atenção é que a maioria dos times tem um brasão estampado no lado esquerdo do peito, onde fica o coração.

Meses antes de acontecer a copa, há um sorteio para escolher os estádios que irão ser a sede dos jogos da Copa do Mundo, os coordenadores dos estádios contratam trabalhadores especializados para cuidar e limpar os campos, os estádios e para deixar o gramado sempre limpo e bem cuidado. A FIFA escolhe os juízes para apitar as partidas dos jogos da Copa do Mundo, quando o juiz marca um pênalti a torcida fica esperançosa, para que o seu time faça um gol, quando ele faz um gol a torcida vibra! E grita para o outro time:

- Lanterninhas! Tum, Tum, Tum! Lanterninhas! Tum, Tum, Tum!

Este ano esperamos que o Brasil conquiste a taça e se torne hexacampeão!!!

Alunas: Lara Luíza Conrad Heurt e Luíse Gabriele Schneider

Professora: Ângela Denise Cossul de Souza