Programa A União Faz a Vida em Selbach

06/outubro/2015

Programa A União Faz a Vida em Selbach

Na sexta feira, dia 02 de outubro, reuniram-se a Coordenadora Municipal do Programa “A União Faz a Vida” (PUFV), professora Ester Wendling, as Coordenadoras do Programa nas escolas municipais e estaduais, a equipe da Secretaria de Educação, Secretária Municipal Hildegard Müller e Assessora Pedagógica Dóris Schneider, o Gerente da Unidade do Sicredi de Selbach, André Reis e a Assessora de Programas Sociais do Sicredi Integração Rota das Terras RS, Laís Paulata, com o objetivo de avaliar as assessorias que estão acontecendo nas escolas junto aos professores que aderiram ao programa e também para tratar assuntos pertinentes.

A Sr. Hildegard, agradeceu ao Sicredi pela disponibilização do programa ao município, enfatizando que para as escolas municipais a metodologia de projetos está dentro da proposta pedagógica de trabalho, reforçando e estruturando ainda mais o pedagógico, essencial para o trabalho em sala de aula. Complementando reforçou a importância do recurso destinado para as escolas, com o qual pode-se dar o suporte necessário para a aplicabilidade dos projetos e necessidades dos educandos.

O sr. André enfatizou e agradeceu a participação das escolas no programa,  e disse estar a disposição para atender as demandas relacionadas ao programa.

Todas as coordenadoras do programa nas escolas fizeram sua avaliação sobre as assessorias, e de comum acordo conclui-se que esta foi uma iniciativa positiva e importante para que os professores se engajassem e desenvolvessem projetos dentro da metodologia de projetos proposta pelo PUFV, considerando-se que sempre existem exceções. Ressaltou-se a equipe responsável pela assessoria é muito competente, e domina a metodologia de projetos, conseguindo assim fornecer todo o suporte necessário para execução dos projetos.

Outro assunto do encontro foi sobre a socialização do programa, momento de divulgação e apresentação para a comunidade escolar sobre os projetos desenvolvidos pelos professores nas escolas. Sugeriu-se que neste ano cada escola faça a sua socialização convidando a comunidade para prestigiar.

A Assessora de Programas Sociais, Laís, comunicou que o Fórum Regional envolvendo os munícipios de sua responsabilidade, acontecerá no inicio do ano de 2016, juntamente com as demais programações de formação.

De acordo com a professora Ester, este ano com o propósito de reconectar, reenergizar e realinhar o programa “ A União Faz a Vida”, aceitamos uma proposta inovadora, realizando assessorias diretamente nas escolas, dialogando seguidamente com os professores para traçarmos a “expedição investigativa” ou o “passeio curioso” e alinharmos os projetos, contando sempre com o apoio e presença das Assessoras da Fundação Sicrdedi, da Coeducars Professoras Rita Vargas e Patrícia Brum, para que  realmente aconteça a promoção da CIDADANIA, COOPERAÇÃO, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO, dentro do contexto escolar, social e comunitário.