Selbach inicia as comemorações da Semana da Pátria

01/setembro/2015

Selbach inicia as comemorações da Semana da Pátria

Iniciou no dia 1º de Setembro as comemorações da Semana da Pátria, cujo o Tema Nacional: “Meu jeito de ser brasileiro.”

Homenageado: Olavo Bilac (1865-1918) foi um poeta e jornalista brasileiro. Escreveu a letra do Hino à Bandeira brasileira. É membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira nº 15. Foi um dos principais representantes do Movimento Parnasiano que valorizou o cuidado formal do poema, em busca de palavras raras, rimas ricas e rigidez das regras da composição poética.

Olavo Bilac (1865-1918) nasceu no Rio de janeiro, no dia 16 de dezembro de 1865. Era filho do cirurgião militar, Brás Martins dos Guimarães e de Delfina Belmira Gomes de Paula. Estudou Medicina e Direito, sem concluir nenhum dos cursos. Dedicou-se ao jornalismo e à poesia.

Colaborou em vários jornais e revistas como Gazeta de Notícias e Diário de Notícias. Exerceu o cargo de Secretário do Congresso Pan-Americano em Buenos Aires. Foi inspetor de instrução de escola pública e membro do Conselho Superior do Departamento Federal. Exerceu constante atividade nacionalista, realizando pregações cívicas em todo país sobre a obrigatoriedade do serviço militar.

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac morreu no Rio de Janeiro,
no dia 28 de dezembro de 1918.

O Tema Estadual deste ano é Retomada de Uruguaiana, que relembra o sesquicentenário da batalha histórica, que marcou a retomada de Uruguaiana, o Tratado da Tríplice Aliança e o fim da Guerra do Paraguai.

O Tema Municipal é “Selbach, 50 anos de fé, lutas e conquistas para o futuro”. O dia 22 do mês de setembro de 1965 marca a criação do Município de Selbach. Neste anos comemoramos o cinquentenário de Selbach. Que outrora colonizado por imigrantes alemães, hoje acolhe a todos os seus filhos, das mais diversas etnias. Selbach, que lá em 1897 era apenas um latifúndio improdutivo, pela atividade do Coronel Selbach, que adquiriu estas terras, tornou-se hoje um Município que muito orgulha a todos os seus habitantes.

Estiveram presentes no arriamento das bandeiras os alunos da Escola Adão Seger, Funcionários da Prefeitura Municipal, a Brigada Militar, Pároco Aloísio e pessoas da Comunidade. A Comunidade esta convidada a participar da Programação da Semana da Pátria.