Prefeito recebe visita dos novos gerentes da Emater da região de Ijuí

01/junho/2015

Prefeito recebe visita dos novos gerentes da Emater da região de Ijuí

O gerente e gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Alberto Turra e Vito Cembranel, respectivamente, encontraram-se há poucos dias com o prefeito de Selbach, Sergio Ademir Kunh, e secretário de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Claudir Matias Koling. Também participaram do encontro o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Abel Toquetto, e extensionistas da Instituição que trabalham no município.

O esforço dessa ação, segundo Turra, almeja buscar “a aproximação com o executivo, colocando a estrutura das equipes municipal e regional, que já estão inseridas na comunidade, à disposição do planejamento de ações estratégicas, que possam vir a ser desenvolvidas em parceria”, disse o gerente da Emater/RS-Ascar regional de Ijuí.

Na oportunidade foi discutida a questão da complementação da equipe municipal,  uma vez que a auxiliar administrativa adida da prefeitura municipal ter adquirido sua aposentadoria.

No município de Selbach a equipe da Emater/RS-Ascar é composta pelos extensionistas Istela Cristina Fritsch e engenheiro agrônomo Paulo Roberto Bordin, chefe da equipe.

Com apoio da prefeitura e recursos do governo federal, os extensionistas atendem no município 120 famílias beneficiadas pela Chamada Pública da Sustentabilidade, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais.

O que é a chamada pública

A chamada pública é um instrumento usado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para contratar no país instituições que se habilitem a prestar serviços de assistência técnica e extensão rural, como a Emater/RS-Ascar, por exemplo.

Na região administrativa de Ijuí – abrange os Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí – a Emater/RS-Ascar atende 10 municípios, entre eles, Selbach.

São atendidas famílias da agricultura familiar com determinada faixa de renda na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Entre os temas discutidos com os agricultores estão manejo e conservação do solo; sistemas agroflorestais; boas práticas no uso e manejo da água; produção agrícola, pecuária e florestal de base agroecológica e orgânica; gestão e agregação de valor aos produtos, entre outros.