Projeto "Casa Segura" de Selbach é apresentado no Espírito Santo

11/junho/2014

A Secretária Municipal da Saúde, Rosália Maldaner Chaves e o Fiscal Sanitário Jorge Rogélson da Silva, estiveram representando Selbach no XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e X Congresso Brasileiro de Cultura de Paz e Não-Violência. O evento aconteceu na cidade de Serra-ES, no período de 01 a 04 de Junho de 2014, onde os participantes reiteraram o compromisso com a saúde de todos os brasileiros e com a consolidação e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Na oportunidade também, foi proposto uma agenda política na defesa do SUS como sistema de saúde universal, integral e equânime que deverá pautar a atuação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Em novembro de 2013 durante o VIII Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa, realizado em Brasília, foram apresentadas 12 experiências exitosas de gestão no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Na ocasião, a representante do CONASEMS presente no evento, aprovou as iniciativas e convidou quatro experiências para participar do Painel “Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa: desafios e perspectivas” realizado no dia 03 de junho, integrando a programação oficial do VIII Congresso Nacional do CONASEMS. O projeto "Casa Segura" do município de Selbach foi escolhido para ser apresentado junto com os projetos de Belo Horizonte - MG, São Paulo - SP e Campo do Brito – SE, ficando assim reconhecido nacionalmente.

Participaram do encontro representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e representantes de vários estados do país.