XXVI Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul

01/abril/2015

Aconteceu nos dia 30 e 31 de março o XXVI Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, participaram deste evento a Secretária de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo de Selbach professora Hildegard Bock Müller, a professora Ester Wendling, a Secretária de Educação de Colorado Raquel Pereira da Silva Giacobbo e Marla Rauch Assessora Pedagógica de Educação de XV de Novembro.

Na oportunidade foram tratados os seguintes assuntos:

Fortalecendo os Planos Municipais de Educação: Cleuza Repulho - Presidente da Undime Nacional, Binho Marques – Secretário da SASE/MEC, Marisa Sulzbacher – Supervisora Estadual dos PME

Educação Especial – Um olhar sobre a diversidade: Claudia Werneck e Marilene Cardoso

Educação Infantil – Não Apenas Cuidar, mas também Educar: Regina Shudo

Desafio da Gestão Democrática no Plano Municipal de Educação: Mª Beatriz Luce, Mª Nelene Badeca,  Danilo Gandin (foto 1),

Regime de Colaboração – Equilíbrio de Responsabilidades entre os entes: Vieira da Cunha – Secretário da Educação (foto 2) Mariza Abreu – FAMURS.

O Financiamento da Educação e sua Gestão Frente ao Plano Municipal de Educação: Daniel Cara, Luiz Araújo.

Um dos assuntos pontuados no seminário foi em relação ao transporte escolar, pois os municípios atendem toda demanda de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e os recursos recebidos do estado são insuficientes para a prestação deste serviço, sendo esta uma reclamação de todos os municípios, o Secretário de Educação, sr. Vieira da Cunha comprometeu-se em agendar um encontro com a UNDIME e FAMURS para juntos buscar a melhor solução para o problema.

Outro momento marcante foi a intervenção do sr.  Daniel Gandin (foto), que pontuou sobre Gestão Democrática, enfatizando que precisa sair do papel e passar para a prática, mas com ciência de como deve agir o gestor democrático, devendo coordenar a construção das decisões junto aos seus colaboradores.

Quanto ao Plano Municipal de Educação (PME) para o decênio de 2014 a 2024, com prazo de conclusão para junho de 2015, os municípios devem estar atentos as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Estadual de Educação (PEE), adequando a realidade e atendendo as necessidades atuais da educação do município, disse Mariza Abreu.

Segundo a professora Hildegard este encontro oportunizou o esclarecimento de muitas dúvidas pertinentes ao PME e na oportunidade buscou informações para os programas Brasil Carinhoso, Escola do Campo, Escola Acessível, PAR que estão em andamento junto ao FNDE , com os técnicos que estiveram atendendo aos municípios no evento.