Municípios da região estudam a instalação de uma incineradora de lixo

09/junho/2014

Na quinta-feira (05), prefeitos e representantes dos municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja) estiveram visitando a Usina de Incineração da empresa LRE, no município de Porto União, em Santa Catarina. O objetivo foi discutir as tratativas para a possível instalação de uma prestadora deste serviço, visando atender os municípios da região.

Na oportunidade, o Secretário de Agricultura Claudir Matias Kolling, participou de uma apresentação sobre o funcionamento da máquina incineradora da empresa. O equipamento tem por finalidade utilizar a tecnologia para queimar o lixo final recolhido nos municípios pertencentes à região do Alto Jacuí, sem poluir o meio ambiente. Na máquina, podem ser colocados lixos orgânicos ou secos, exceto vidros e ferros. O funcionamento se dá pelo aquecimento através de uma chama a gás que esquenta e fermenta todo o lixo, transformando-o em vapor não tóxico, revertido em energia para a população. O resultado é de aproximadamente um mega de energia para cada 50 toneladas de lixo.

Em Selbach, o maior problema são os altos custos mensais do município com a empresa vinda de uma localidade distante que realiza o recolhimento e a destinação correta do lixo. De acordo com o Fiscal Ambiental Marcos Ludwig, com a vinda desta empresa para a região, os custos com a destinação do lixo será reduzido e a realização de projetos ambientais também se tornará mais viável.

A viabilidade da vinda desta prestadora de serviços depende agora de um consenso e acerto entre prefeitos da região.