Notícias

Selbach busca novas alternativas para a destinação correta do lixo

05/junho/2014

A destinação correta do lixo é uma das maiores preocupações da atualidade. Em dez anos, de 2003 a 2012, a geração de lixo por pessoa aumentou de 955g por dia para 1,223 kg. Na última década, 40 milhões de brasileiros ascenderam socialmente. Essa nova classe média passou a consumir mais, e quem consome mais gera mais lixo, ou seja, quanto mais rico e industrializado for um país, maior será também a produção lixo por seus habitantes.

 

De acordo com dados da décima edição do estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado em 2013 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Rio Grande do Sul apresenta os seguintes dados: Lixo gerado (toneladas/dia): 8.225; Lixo coletado (t/dia): 7.635; Destinação final adequada (t/dia): 5.345; Coleta per capita (Kg/hab/dia): 0,832.

 

Em Selbach, o maior problema são os altos custos mensais do município com a empresa vinda de uma localidade distante que realiza o recolhimento e a destinação correta do lixo. De acordo com o Fiscal Ambiental Marcos Ludwig, se existisse na região uma empresa disposta a realizar este tipo de serviço, os custos seriam menores e a realização de projetos ambientais também se tornaria mais viável, “assim que esta questão do recolhimento do lixo for resolvida, iniciaremos uma campanha de conscientização sobre a importância da separação do lixo e reaproveitamento de resíduos, as pessoas precisam ter a consciência de que são responsáveis pelo lixo que produzem”, destaca Marcos.

 

Engajado com a causa, o Secretário de Agricultura Claudir Matias Koling, viajou hoje para a cidade de Porto União, em Santa Catarina. Acompanhado de representantes dos municípios da região, realiza uma visita a uma usina de incineração de lixos. O objetivo é discutir as tratativas para a possível instalação de uma prestadora deste serviço na região, visando atender os municípios do COMAJA.

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×