Notícias

População pode colaborar na prevenção da dengue no Dia de Finados

29/outubro/2014

 

População pode colaborar na prevenção da dengue no Dia de Finados

 

Faltando apenas 3 dias para o dia de Finados, as famílias começam a ir aos cemitérios para limpar e arrumar os túmulos de seus entes queridos. A Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos (secretaria de obras) limpou e organizou o cemitério com antecedência. 

 

Uma forma de carinho ou respeito com as pessoas que não estão mais presentes nesta terra. O dia de Finados (Dia dos Mortos em outras culturas) reúne milhares de pessoas para visitação e também reza aos familiares, amigos ou conhecidos falecidos.

 

Prevenção contra a dengue

 

 A equipe de profissionais do Programa de Combate a Dengue e epidemias está realizando trabalhos para deixar a cidade prevenida contra a doença.

 

Para Caroline Ferst Müller responsável por esse trabalho, “A população deve evitar colocar água nos potes ou vasos. Mesmo assim, nossa equipe vai fazer uma ação nos locais para eliminar a água ou colocar areia onde for permitido. A prevenção é a nossa prioridade”. e alerta para a possibilidade de surto de dengue nos meses de verão,  e pede o apoio da população para os cuidados com o mosquito Aedes aegypti no Dia de Finados, no próximo domingo, 2 de novembro.

Segundo Naiza Tonelli, Agente de Combate às Endemias, os cemitérios são considerados pontos favoráveis ao acúmulo de água. “A intenção dos profissionais é alertar os moradores para que vasos de flores, outros recipientes e objetos deixados nos túmulos não se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti”, destaca Naiza complementando que uma das principais recomendações é evitar flores com água, devendo ser substituídas por espécies plantadas em terra e sem pratinhos.

Ao optar por flores artificiais é importante observar se o arranjo não vai propiciar o acúmulo de água, onde o mosquito pode se proliferar. Em vasos com esse tipo de flor, a recomendação é preencher com areia. Outros recipientes que possam acumular água devem ser evitados e furos em lápides e jazigos devem ser tampados.

Após o Dia de Finados, o combate à dengue continua. A recomendação às equipes de manutenção dos cemitérios é para verificarem e retirarem objetos que possam se tornar criadouros.

 

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×