Notícias

1º Concurso de Contos do Município de Selbach – Ciranda Literária.

24/setembro/2014

1º Concurso de Contos do Município de Selbach – Ciranda Literária.

O Concurso “Histórias e Memórias de Selbach” teve a finalidade de estimular a produção literária e incentivar a cultura, como também, estimular a busca e a memória dos munícipes acerca do município. O concurso destinou-se aos alunos do ensino Fundamental do município de Selbach das turmas de 6º á 9º anos e 8ª série, Ensino Médio e Comunidade geral. Os Contos premiados foram: “Apenas um Sonho” autoria de Milena Kuntz; “A História da Sucuri”, autoria de Tainá Kummer Terhorst e “Entre flores e amores” autoria de Cleci Inês Fritzen Maldaner.

Os vencedores foram homenageados durante a Selbachfest, e seus contos serão publicados nos meios de comunicação da região. 

 

A história da Sucuri

Autor: Tainá Kummer Terhorst

Esta história foi contada e é contada por pescadores, trabalhadores e pessoas que moravam as margens do rio Colorado e no Jacuí, nas redondezas de Linha Bela Vista Selbach, há mais de trinta anos.

As casas eram construídas perto dos rios por ser de fácil acesso a água, para ter lenha e os animais ter água, comida e sombra perto dos matos.

Sucuri era uma cobra muito grande, larga, cinzenta e com listras mais escuras, com uma cabeça do tamanho de um cavalo.

Numa tarde com sol muito quente, um rapaz chamado João morava na cidade de Selbach, queria ir a sua casa, perto do rio colorado, para trabalhar.

Chegando lá, abriu toda a casa, pegou a motosserra e outras ferramentas, a fim de fazer lenha no mato. Tinha um pedaço de lenha dentro do rio, os galhos caídos e, para conseguir tirá-la precisava puxá-la, com uma corda.

O rapaz pulou em cima da torra, jogou a corda e essa lenha se mexeu. Que susto! Viu que a cabeça era do tamanho de um cavalo e muito comprida como uma cobra. Ele saiu correndo esqueceu os chinelo, nem fechou a casa, mais entrou no carro e se mandou para a cidade de Selbach onde João morava.

Chegando lá, todo arrepiado, vermelho e assustado contou o que viu então, seu pai confirmou que quando eles tinha ido pesca com a canoa, encostou a cauda e esta quase virou.

Outros homens, ou rapazes desta redondeza, quando iam pescar, já viam que o rio fazia suas ondas e sabiam que a cobra Sucuri estava a caminho.

Esta cobra ia do rio Colorado até o Jacuí, subia e descia as águas, onde animais sumiam das propriedades sem motivo algum, quando estes moradores descobriam que eram devoradas pela cobra que se escondia nos matos e na água.

Assim, ninguém ia mais sozinho à beira do rio Jacuí e do Colorado, pois qualquer barulho já ficavam assustados e olhando em que lugar correr.

Até hoje continua com os relatos sobre a tal Sucuri, que ficou famosa com sua “lenda” verdadeira de assustar pessoas vindas de fora para pescar.

 

 

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×