Preparando seu filho para a vida

19/agosto/2014

A formação para um futuro pleno envolve, além da educação formal, estímulos que desenvolvam autoconfiança e habilidades sociais nas crianças.

Desejar que os filhos tenham um futuro feliz, com sucesso e conquistas é, possivelmente, a única unanimidade entre as famílias. Mas como prepará-los para os desafios da vida? Como educá-los para que estejam prontos para todas as dificuldades e também para as alegrias? Como ensiná-los a ter boas relações interpessoais? Não existem regra ou receitas, mas algumas podem ajudar muito a formar adultos confiantes e bem-sucedidos.

INCENTIVAR A PRÁTICA DE ESPORTES

Além dos benefícios físicos- maior resistência e força, controle do peso, desenvolvimento cardiorrespiratório- crianças que praticam esporte, especialmente em grupo, têm importantes ganhos emocionais. Espírito colaborativo, responsabilidade, cumprimento de regras, controle da impulsividade, trabalho em equipe e contato com as inevitáveis derrotas, são alguns dos aprendizados que as atividades físicas proporcionam. Outras informações importantes: após analisar mais de 800 artigos científicos sobre o tema, pesquisadores holandeses concluíram que estudantes que praticam exercícios alcançam melhor desempenho cognitivo, o que inclui o raciocínio. Já um estudo da Universidade de Helsinki, na Finlândia, aponta que crianças que fazem esportes são menos estressadas e ansiosas.

ESTIMULAR A INDEPENDÊNCIA

Quando a criança é estimulada a encontrar soluções para as dificuldades que surgem em seu universo, ela adquire confiança. O mesmo acontece quando os pais permitem que ela viva novas experiências, sempre dentro da sua capacidade, idade e maturidade. Esta autonomia- ainda supervisionada- é como um ensaio para os desafios da vida e superproteger uma criança impede que ela aprenda como superá-los. “Protegê-las de viver as consequências de suas atitudes faz com que as crianças fiquem frágeis. A vida lhes dirá muitos nãos e o fato de não terem experimentado essa situação faz com que muitos jovens adultos funcionem como crianças pequenas, dando ordens a um mundo que não lhes responderá como elas estão acostumadas. Além deste aspecto, existe a possibilidade de uma criança que viveu nesse contexto, onde tudo é perigoso, sentir medo da vida, do mundo, dos desafios que sempre estiveram e estarão presentes”, completa a psicóloga clínica infantil Daniella Freixo de Faria. Incentivar as escolhas é outra forma de promover a independência.

AJUDAR A DESENVOLVER A AUTOCONFIANÇA

Se você deseja que seu filho acredite nas próprias capacidades, comece mostrando que ele as possui. Quando uma criança ouve- especialmente pais- que tem alguma característica, e isso vale tanto para as positivas, quanto para as negativas, ela acredita. Elogios verdadeiros, portanto, não devem ser economizados e ressaltar os pontos fortes da personalidade é muito importante. Quanto aos pontos não tão fortes, procure conversar e oferecer ajuda e alternativas.

Fonte: Revista Farmácia Associadas

E.M.E.I. “A Sementinha”