Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul reuniu munícipes

27/outubro/2021

Na segunda-feira (25), na cidade e na terça-feira (26), no distrito de Arroio Grande, os munícipes participaram da caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a ASCCA. A iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de próstata.

Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento começou em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e hoje é realizado em vários lugares do mundo.

Novembro Azul
É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.