Notícias

05 . 02 . 2019

GRUPO DE APOIO AO CUIDADOR

GRUPO DE APOIO AO CUIDADOR

 

            Na tarde do dia 04/02, o Grupo de Apoio ao Cuidador de Idosos e Pessoa com Deficiência, retomou as atividades do ano.

            O grupo está em pleno funcionamento desde 2004, sendo coordenado pela Enfermeira Noeli Huppes e Assistente Social Márcia Kurz,  onde o paciente recebe fralda geriátrica e o cuidador/familiar orientações, palestras, atividades de apoio e compartilhamento de experiências.

Com o envelhecimento da população, é cada vez mais comum que uma família, especificamente um familiar assume os cuidados de um parente idoso, tendo ou não a ajuda de um profissional. E essa rotina costuma ser tão desgastante que o cuidador dificilmente se dá conta de que precisa de ajuda. “Muitas pessoas nessa situação pensam que não há como pedir ajuda, não há o que ser feito, a vida dela é assim e ponto final. Elas não conseguem entender que há ajuda possível”.

Se não é possível ter ajuda prática por parte dos familiares, há onde dividir as angústias da rotina pesada de cuidador. É para isso que existem os grupos de apoio a cuidadores familiares, que trazem uma sensação de pertencimento e acolhimento.  “Quando descobrem o grupo de apoio, as pessoas ficam extremamente motivadas e passam a ter um local onde compartilhar experiências e ouvir de cuidadores que estão nessa rotina há mais tempo que há alternativas mesmo dentro de um dia a dia tão difícil”.

O grupo é aberto ao público interessado, sendo cuidador formal ou informal, basta desejar participar. As reuniões ocorrem toda a primeira segunda-feira do mês, na Sala de Atenção à Saúde.

Autor: Márcia - Assistente Social