05 . 12 . 2017

Oficina de Implantação do Software de Gestão do Transporte Escolar

Oficina de Implantação do Software de Gestão do Transporte Escolar

Aconteceu no dia 30/11/2017 em Soledade, a Oficina de Implantação do Software de Gestão do Transporte Escolar, promovido pelo Departamento de Articulações com os Municípios – DAM/SEDUC, em parceria com a 25ª Coordenadoria Regional de Educação, ofertado aos Municípios com Adesão ao PEATE/RS (Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar).

Participaram deste encontro a Secretária Municipal de Educação, Cultura, desporto, Lazer e Turismo profª Ester A. L. Wendling, a Coordenadora da Educação profª Hildegard B. Müller e a Auxiliar Administrativo da Secretaria de Educação Crislea S. B. Finger.

Entre muitos assuntos tratados neste dia, houve a apresentação do software de gestão, onde a partir de agora todo aluno  usuário do transporte escolar, todos os  veículos terceirizados ou próprio usados para o transporte escolar, todos os condutores terceirizados ou próprios e todas as empresas deverão ser cadastrados no sistema. Gerando assim informações que poderão ser acessadas e consultadas em todo o estado do RS.

Este sistema tem como objetivo monitorar e averiguar a realidade do transporte escolar em cada município. Após todas informações cadastradas no sistema, será gerado a melhor rota para a realização do transporte escolar com a menor quilometragem em atendimento a um dos direitos dos alunos usuários do transporte que é de chegar o mais rápido possível a escola mais próxima, sendo este um dos motivos pelo qual o transporte escolar é de uso exclusivo dos alunos residentes na zona rural, matriculados na Educação Infantil (pré-escola 4 e 5 anos), Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Na oportunidade também foram apresentadas as leis e diretrizes que regram o Transporte Escolar, Lei que institui o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul, - Decreto nº 45.465, regulamenta a Lei nº. 12.882, - Decreto nº 49.253, introduz alterações no Decreto nº 45.465, entre outros.

A Secretaria de Educação informa que para o cadastro dos alunos usuários do transporte escolar no ano de 2018 deverão ser apresentados nova relação de documentos, tanto dos alunos quanto dos pais ou responsáveis, portanto a comunidade deve ficar atenta ao edital de chamamento público que deverá ser publicado em janeiro de 2018 e comparecer junto a Secretaria para cadastro no mês de fevereiro com datas a serem divulgadas posteriormente.

Autor: ASCOM Selbach